Como funciona a intervenção

Na Flor da Aldêa, em qualquer modalidade, a intervenção segue 7 passos essenciais:

Ciência ABA

A Análise do Comportamento Aplicada, popularmente conhecida como ABA – Applied Behavior Analysis – é definida por alguns autores como uma dimensão da Análise do Comportamento e por outros autores como uma ciência em si mesma, porém, o que todos concordam é que a ABA é uma ciência voltada à pesquisa aplicada e oferta de serviços que tem como objetivos identificar as variáveis do ambiente que influenciam comportamentos socialmente relevantes e desenvolver tecnologias eficazes para modificá-los.

A ABA é aplicável em diversas áreas como educação, organizações empresariais, trânsito, relacionamentos, entre outros, mas tornou-se amplamente conhecida pelas intervenções para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A eficácia destas intervenções tem sido documentada há algumas décadas tanto para procedimentos específicos (focados) quanto para modelos abrangentes de intervenção.

O que é “ABA de verdade”?

A expressão “ABA de verdade” tornou-se popular entre profissionais e familiares de pessoas com autismo e se refere à qualidade na prestação dos serviços de intervenção em ABA.

Existem parâmetros claros e objetivos sobre sete qualidades que uma intervenção deve apresentar para que seja identificada como ABA. No quadro abaixo, há um resumo sobre cada uma delas.

Aplicada:

Indica que as intervenções devem ter um enfoque prático e resultar em um impacto socialmente significativo para indivíduo.

Comportamental:

As metas de intervenção devem ser definidas operacionalmente de acordo com aspectos mensuráveis que permitam uma quantificação confiável da mudança de comportamento.

Analítica:

Refere-se à tomada de decisões clínicas baseadas em dados mensuráveis.

Tecnológica:

Refere-se à descrição detalhada das técnicas de intervenção para que aplicadores treinados possam replicar os procedimentos e produzir resultados semelhantes.

Conceitualmente sistemática:

Refere-se às práticas de intervenção serem consistentes com os princípios da ciência do comportamento.

Efetiva:

Os dados devem mostrar que os procedimentos de intervenção estão atingindo o resultado esperado no comportamento alvo.

Generalidade:

Refere-se à noção de que as intervenções devem resultar em uma mudança de comportamento que perdure ao longo do tempo e ocorra em vários ambientes e com pessoas diferentes.

Essas são as sete dimensões da ABA postuladas desde 1968 por Baer, Wolf e Risley e que seguem como importantes parâmetros para que as pessoas que recebem os serviços verifiquem se trata-se realmente de uma intervenção em ABA.

Contudo, há ainda outras práticas que devem ser observadas quanto às intervenções “ABA de verdade” para o autismo, como a aplicação ser realizada por profissionais devidamente qualificados; a realização de avaliações objetivas e abrangentes que analisem como o ambiente influencia o comportamento do cliente; o respeito aos valores e crenças dos clientes; a transparência dos dados e das práticas aplicadas aos clientes; a participação da família no processo terapêutico; e a permanente consideração de questões éticas profissionais.

Modelo Denver de Intervenção Precoce

O ESDM (Early Start Denver Model) é uma abordagem de intervenção para crianças autistas, com idades entre 12 e 60 meses, que inclui um conjunto específico de procedimentos de tratamento e um currículo de habilidades que abrange múltiplas áreas do desenvolvimento.

Os fundamentos teóricos do ESDM incluem a aprendizagem experiencial ativa, a motivação para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Neste contexto, o ensino de habilidades e o gerenciamento de comportamentos indesejados são promovidos usando princípios de condicionamento operante e estratégias derivadas do PRT (Pivotal Response Training).

A implementação do ESDM inclui a criação de objetivos de aprendizagem mensuráveis com base na avaliação abrangente do repertório comportamental da criança (ESDM Curriculum Checklist). Os progressos da criança são registrados sistematicamente e analisados de acordo com os critérios definidos nos programas de ensino.

O ESDM foi projetado para ser implementado por equipes transdisciplinares incluindo Analistas do Comportamento, profissionais da saúde, professores de primeira infância e familiares em vários ambientes e formatos de intervenção.

Denver é compatível com a ciência ABA?

Em artigo publicado na revista científica Behavior Analysis in Practice, publicado pela ABAI (Association for Behavior Analysis International), Vivanti e Stahmer (2020) analisaram a literatura sobre o ESDM em relação às 7 dimensões da ABA estabelecidas por Baer, Wolf e Risley (1968).

Os pesquisadores não encontraram qualquer desvio entre as práticas do ESDM e os princípios da ABA, inclusive indo além da conformidade com as 7 dimensões e afirmando que o Modelo Denver atende a parâmetros adicionais da ABA para o tratamento do autismo, que incluem:

(a) uma avaliação objetiva que abrange a observação de como o ambiente afeta o comportamento;
(b) a importância de compreender o contexto do comportamento e sua validade social;
(c) o uso dos princípios e procedimentos da ABA para melhorar a saúde, a independência e a qualidade de vida dos clientes;
(d) avaliação e análise de dados consistentes, contínuas e objetivas para informar a tomada de decisões.

Portanto, o “Modelo Denver ESDM é projetado para atender a esses parâmetros e pode, portanto, ser situado dentro do cenário de programas analíticos comportamentais aplicados” (Vivanti; Stahmer, 2020, p. 235).

Referências

Vivanti, G., & Stahmer, A. C. (2020). Can the Early Start Denver Model Be Considered ABA Practice?. Behavior analysis in practice, 14(1), 230–239. https://doi.org/10.1007/s40617-020-00474-3.

PDF: O modelo Early Start Denver pode ser considerado uma prática ABA? 

Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1968). Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of applied behavior analysis, 1(1), 91–97. https://doi.org/10.1901/jaba.1968.1-91

PDF: ALGUMAS DIMENSÕES ATUAIS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA

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