TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que abrange déficits na inibição comportamental e atenção sustentada, além de dificuldade em lidar com estímulos distratores. Pessoas com TDAH podem apresentar um nível de atividade maior que o tipicamente esperado e dificuldade de regular esse aspecto.

Causas e sinais

O TDAH possui causas genéticas. Além disso, alterações nos neurotransmissores dopamina e noradrenalina podem favorecer o surgimento do quadro.

Alguns dos sinais mais comuns do TDAH são: 

  • Dificuldade em estabelecer e sustentar a atenção (desatenção)
  • Excesso de atividade comportamental (hiperatividade)
  • Dificuldade no autocontrole, pouca noção de perigo (impulsividade)
  • Déficits relacionados à memória.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de TDAH é essencialmente clínico. Isto é, não existem, atualmente, exames que possam detectar o transtorno. Nesse caso, profissionais especializados como médicos e psicólogos, procedem com aplicação de anamnese e testes específicos para determinar a existência dos sinais de TDAH.

Como tratamos os pequenos com TDAH

A intervenção ABA para o TDAH tem como objetivo reduzir os déficits comportamentais típicos do transtorno e ensinar repertórios comportamentais mais adaptativos para o indivíduo.

Alguns dos objetivos da intervenção baseada em ABA no TDAH são: ensinar comportamentos de atenção, tolerância à frustração, tempo de espera, autorregulação, habilidades relacionadas à memória e habilidades sociais.

plugins premium WordPress