TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que abrange déficits na inibição comportamental e atenção sustentada, além de dificuldade em lidar com estímulos distratores. Pessoas com TDAH podem apresentar um nível de atividade maior que o tipicamente esperado e dificuldade de regular esse aspecto.

Causas e sinais

O TDAH possui causas genéticas. Além disso, alterações nos neurotransmissores dopamina e noradrenalina podem favorecer o surgimento do quadro.

Alguns dos sinais mais comuns do TDAH são: 

  • Dificuldade em estabelecer e sustentar a atenção (desatenção)
  • Excesso de atividade comportamental (hiperatividade)
  • Dificuldade no autocontrole, pouca noção de perigo (impulsividade)
  • Déficits relacionados à memória.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de TDAH é essencialmente clínico. Isto é, não existem, atualmente, exames que possam detectar o transtorno. Nesse caso, profissionais especializados como médicos e psicólogos, procedem com aplicação de anamnese e testes específicos para determinar a existência dos sinais de TDAH.

Como tratamos os pequenos com TDAH

A intervenção ABA para o TDAH tem como objetivo reduzir os déficits comportamentais típicos do transtorno e ensinar repertórios comportamentais mais adaptativos para o indivíduo.

Alguns dos objetivos da intervenção baseada em ABA no TDAH são: ensinar comportamentos de atenção, tolerância à frustração, tempo de espera, autorregulação, habilidades relacionadas à memória e habilidades sociais.

plugins premium WordPress
Flor da Aldêa
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.