Nossa Aldêa

Do amor materno, surge uma aldêa

Somos uma equipe de intervenção que brotou do amor de uma mãe. Nossa CEO e Supervisora Geral, Neide Calazans, vive diariamente os desafios do desenvolvimento atípico desde 2004, ano em que nasceu seu segundo filho, Marcelo Alde.

Ainda nos primeiros meses de vida, Marcelo foi diagnosticado com má formação cerebral e com um tipo grave de epilepsia que o acompanha até hoje, trazendo uma série de prejuízos funcionais para sua vida.

Naquele tempo, Neide já percebia que era preciso formar uma rede de pessoas que pudessem cooperar para o desenvolvimento de seu filho. Alguns anos depois, quando o ‘jovem guerreiro’ (significado do nome Marcelo) recebeu também o diagnóstico de autismo, aquela necessidade tornou-se imprescindível: mais do que uma rede, era preciso uma aldeia inteira.

Uma decisão transformadora

Em 2009, Neide deu os primeiros passos em sua jornada de formação teórica em desenvolvimento atípico, e em 2011, iniciou a participação em uma associação e uma clínica mantida por pais de autistas, fazendo parte da gestão por 10 anos.

Paralelamente, ela cursou Psicologia e, desde 2018, atua como Psicóloga Analista do Comportamento, sendo Mestra em Educação, Especialista em ABA, Especialista em Ensino Estruturado para Autistas, Especialista em Psicopedagogia, com formação avançada no modelo Denver ESDM pelo Mind Institute – US Davis, California.

A história da nossa CEO é um exemplo do que somos: um espaço de crescimento. A mãe que evoluiu com e para seu filho, e entendeu que poderia semear na vida de outras famílias. A mãe que contou – e ainda conta – com profissionais unidos pelo desenvolvimento de seu filho, e entendeu que também poderia criar essa rede de apoio para famílias como a sua.

Esse é o compromisso que temos com as famílias da nossa Aldêa: ser rede, ser ponte, ser aldeia, e juntos trilharmos uma jornada de acolhimento, parceria e evolução, olhando para cada criança como uma rara flor.

Os guardiões da Aldêa

O time Flor da Aldêa é composto por quase 40 profissionais, entre mestres, especialistas, graduados e estagiários, que atuam em funções administrativas e operacionais em vários níveis.



Os responsáveis pela intervenção em ABA atuam em um modelo de serviço composto pelas funções estratégicas do Analista do Comportamento Supervisor, pelas funções táticas das Coordenadoras e pelas funções operacionais dos Terapeutas, respeitando-se as exigências de formação acadêmica e experiência prática para cada função.

Supervisores

Acolhimento, avaliação, treinamento e monitoramento.

Neide Calazans

Supervisora Geral e Psicóloga Analista do Comportamento

Neide Calazans

Supervisora Geral e Psicóloga Analista do Comportamento (CRP 15/5012), mestra em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina com ênfase em ABA e Educação Especial. Pós-graduada em: Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (IEPSIS/INESP); Ensino Estruturado para pessoas com TEA; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Docência do Ensino Superior; Formação Avançada do Modelo Denver ESDM pelo Mind Institute US Davis/Califórnia.

Elton Lima

Supervisor Técnico e Psicólogo Analista do Comportamento

Elton Lima

Supervisor Técnico e Psicólogo Analista do Comportamento (CRP 15/5080), mestre em Educação com ênfase em ABA e Educação Especial pela Universidade Federal de Alagoas.  Pós-graduado em: ABA, TEA e DI; Docência no Ensino Superior.  Atua como professor na área de Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e é membro efetivo da APALCA (Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes).

Coordenadores

Suporte às funções do supervisor, às famílias e escolas.

Para sua criança sentir-se bem

Com uma estrutura cuidadosamente pensada para uma recepção acolhedora e segura, a Flor da Aldêa conta com 350 metros quadrados de área útil e acessível, visando promover experiências terapêuticas e educacionais repletas de conforto para as crianças e suas famílias. 

A clínica oferece uma variedade de espaços dedicados a diferentes atividades, proporcionando um ambiente completo para o atendimento, treinamento e acompanhamento parental. Além das salas destinadas a esses fins, inclui áreas específicas para convívio, lazer e psicomotricidade, tornando o local abrangente e atrativo.

plugins premium WordPress