Modalidades de intervenção

Ambiente clínico

A intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no ambiente clínico proporciona acesso a recursos especializados, estrutura consistente e avaliações regulares do progresso da criança. A vantagem do atendimento na clínica é o ambiente controlado, útil para os pequenos com dificuldade de concentração ou sobrecarga sensorial.

Na Flor da Aldêa, oferecemos atendimento individualizado em ambientes sociais de ensino, possibilitando que a criança desenvolva habilidades sociais junto a outros pequenos da mesma faixa etária.

Nosso funcionamento conta com a organização de rotinas diárias que recriam oportunidades de aprendizagem típicas da infância. Além disso, temos um espaço para treinamento parental individual e uma sala equipada com espelho unidirecional que comporta até 25 pessoas, favorecendo a observação das interações entre os terapeutas e as crianças.

Também contamos com uma Salinha Refúgio, um local para que os responsáveis possam compartilhar experiências com outras pessoas que vivenciam questões semelhantes, enquanto aguardam seus filhos.

Ambiente domiciliar

A intervenção no ambiente domiciliar proporciona conforto e segurança para a criança, reduzindo a ansiedade relacionada ao aprendizado em ambientes desconhecidos.

A personalização do programa ABA atende às necessidades específicas da criança no dia a dia, e a terapia em casa facilita o envolvimento da família no processo terapêutico, possibilitando que os pais e irmãos sejam treinados para aplicar técnicas de intervenção.

Trabalhando no contexto natural da criança, é mais fácil ensinar e reforçar habilidades para que sejam naturalmente mantidas. Inclusive, os terapeutas podem observar e intervir em comportamentos desafiadores ou situações específicas que ocorrem no ambiente doméstico.

Ambiente escolar

Implementar a ABA na escola é benéfico para a criança, professores, colegas e o ambiente escolar em geral.

As vantagens incluem a oportunidade de praticar e reforçar a integração social, a generalização das habilidades aprendidas para diferentes situações, o suporte estruturado na rotina diária, a colaboração entre profissionais, o ensino de habilidades acadêmicas, a identificação precoce de atrasos no desenvolvimento, a promoção da independência, o aprendizado personalizado e suporte contínuo ao longo do ano letivo.

Ambientes da comunidade

A intervenção realizada em ambientes comunitários oferece diversas vantagens para crianças com atrasos no desenvolvimento, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As vantagens incluem a generalização de habilidades, aprendizagem em contextos reais, desenvolvimento de autonomia, redução de sobrecargas sensoriais, inclusão social, aprendizado de habilidades específicas e aumento do bem-estar.

Aplicar ABA em ambientes como supermercados, shopping centers, praças, entre outros, amplia o impacto da intervenção, enfatizando a importância de ensinar habilidades em contextos da realidade para facilitar a inclusão e participação ativa na sociedade.

plugins premium WordPress